terça-feira, 5 de julho de 2011

Arte é um santo remédio!

 

Observar obras de arte proporciona mesmo prazer de estar apaixonado, revela pesquisa.


 "– Se não há amor, procure a arte". É o que sugere uma pesquisa realizada na Inglaterra, que mostra que a mesma parte do cérebro que é estimulada quando uma pessoa se apaixona reage quando olhamos uma grande obra de arte. A observação da arte pelo homem provoca um aumento de uma substância química associada ao bem-estar, a dopamina, no córtex órbito-frontal do cérebro, resultando em sensações de intenso prazer.O resultado se assemelha ao que as pessoas sentem com o amor romântico ou quando estão sob efeito de determinadas drogas. Numa série de experimentos de mapeamento do cérebro, o professor Semir Zeki, neurobiologista da University College London, escaneou os cérebros de voluntários conforme eles olhavam para 28 figuras.Na pesquisa, foram incluídas obras como o Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli; e os Banhistas na Grenouillière, de Claude Monet. Zeki percebeu que o fluxo de sangue aumentou em áreas do cérebro geralmente associadas ao amor. - Houve avanços significativos em nossa compreensão do que acontece no nosso cérebro quando olhamos trabalhos de arte – ele disse. – Recentemente, descobrimos que quando observamos coisas que consideramos bonitas, há aumento da atividade nos centros de compensação de prazer do cérebro.
Há uma grande associação de dopamina nesta área. Essencialmente, esses centros são estimulados, similar aos estados de amor e desejo. A reação foi imediata.
O estudo está sendo revisado e será publicado ainda este ano. A pesquisa sugere que a arte poderia ser usada para aumentar o bem-estar e a saúde mental do público em geral. Pesquisas realizadas anteriormente mostraram que a arte pode reduzir o sofrimento de pacientes em hospitais e conduzir a recuperação rápida de problemas de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário